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Regras e Normas de Conduta do Fórum


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#1 Técnico

Técnico

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  • Técnico
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Postado 12 setembro 2017 - 07:09

Contas

Art. 1.º A conta de uso na comunidade é de uso exclusivamente pessoal e intransferível, a utilização de uma por terceiros acarretará em total responsabilidade do proprietário por todos atos cometidos durante o uso, além do banimento, se for constatado o uso desta [da conta] por outros.

Art. 2.º é vetada a criação de mais de uma conta por indivíduo.
I - Havendo desejo de mudança no nome de exibição, esta deverá ser comunicada a administração da comunidade.


Normas Gerais

Art. 3.º Atitudes anti-éticas de qualquer tipo não serão permitidas em qualquer parte da comunidade, incluindo os seguintes casos:
I - Preconceito, difamação, exposição ao ridículo, gozação de origem preconceituosa, racismo, incitação à violência e quaisquer brigas pessoais, também conhecidos como flame ou troll. Também é válido para esta regra qualquer ação que o moderador julgar que se encaixe nela;
II - Uso ou a propaganda de sites e/ou imagens que contenham conteúdo pornográfico;

a) Caracterizar-se-á como material pornográfico: conteúdo com nudez explícita e semi-nudez.
;)  Imagens, vídeos, animações ou textos que conterem conteúdo erótico, logo, para maiores de dezoito anos se encaixam neste item.
c) Contas com nicks ofensivos, pornográficos ou com termos pejorativos serão consideradas neste título.
III - A postagem de conteúdos que infrijam quaisquer leis no Brasil ou nos demais países.
VI - Adendos notórios:

a) Naturalmente, a comercialização de freewares ou de artigos dentro de qualquer licença open-source são proibidos.
:angry:  Aproveitar-se de falhas no fórum;
c) Induzir um membro ao ato de "Pay to Click";
d) Hiperlinks com redirecionamento para páginas maliciosas;
e) Meios de conseguir dinheiro por meio de hiperlinks;
f) Meios de conseguir pontos em qualquer outra comunidade por meio de hiperlinks.
g) Beneficiamento por meio de qualquer artifício através do fórum.


Art. 4.º Práticas como Spam ou Flood não serão permitidas:
I - como forma de aumentar a contagem de respostas;
II - se houver criação massiva de tópicos para resolução de um problema;
III - resposta de conteúdo irrelevante ao tópico;
IV - responder o próprio tópico como forma de mantê-lo no topo da lista de tópicos, também conhecido como up.

Art. 5.º Responder tópicos com mais de uma semana da última resposta não será tolerado.
I - Não será considerado bump caso:

a) Um membro reporte algum problema referente ao assunto do tópico;
;)  Respostas cujo o Moderador achar útil ao tópico, mesmo com mais de uma semana, não será considerado bump.

Art. 6.º A parte estrutural da comunidade está categorizada e possui explicações interpretáveis aos assuntos que as pertencem.
I - Tópicos com seção incorreta serão movidos para o local correto e, se julgar necessário, o Moderador poderá aplicar uma punição.
II - Procure na seção correta se já existe alguma pergunta ou algum tópico de assunto semelhante para que não haja repetição e possível punição.

Art. 7.º Em nossa seção de Dúvidas existe o sistema de tags para dar uma categoria ao problema.
I - O uso das tags é obrigatório.
II - A punição pode variar desde uma advertência à remoção do tópico. A correção do tópico pelo Moderador também é possível, desde que ele julgue conivente.

Art. 8.º Não está permitida a divulgação de servidores, empresas e quaisquer outros meios de propaganda sem autorização prévia da Moderação.
I - Não serão tolerados tópicos que contenham propaganda, seja através de hiperlinks, imagens, vídeos ou qualquer forma de divulgação existente.
II - Esta regra não aplica-se para avatares e assinaturas.


Avatares e Assinaturas

Art. 9.º O avatar de um membro:
I - Poderá ter no máximo 200 píxeis de altura e 200 píxeis de largura (200px x 200px).

Art. 10.º A assinatura de um membro: I - poderá ter no máximo 500 pixels de altura e 500 pixels de largura;
I - A tolerância será de 500 pixels;
II - O tamanho inclui os espaços verticais ou horizontais;
III - Não poderá conter excesso de BBCodes, tais como: spoiler, quote, code, etc.


a) A remoção da assinatura não terá aviso prévio caso haja desrespeito a este artigo.

Externalidades

Art. 11.º O fórum como órgão, não é responsável por qualquer problema externo ao projeto e fórum. Encaixa-se:
I - Brigas pessoais;
II - Denúncia de calotes;
III - Problemas relacionado a servidores privados;
IV - Comparação da comunidade a outros projetos;
V - Tópicos que possuam métodos que desestabilizem ou qualquer tipo de burlagem de qualquer programa.


a) Os tópicos que infringirem esta regra serão fechados e o autor punido.

Art. 14.º A comunidade não se responsabiliza pela quebra de leis existente nas constituições vigentes nos países dos membros.
I - Conteúdo postado pelos membros da comunidade também não é de responsabilidade do fórum.

Art. 15.º Qualquer conteúdo do fórum não poderá conter redirecionamento direto ou indireto para páginas com senha.
I - Tais como: cPanel, PhpMyAdmin, etc;

Considerações finais

O fórum é literalmente uma comunidade, portanto as normas e regras existem para mantê-la estável, e para isso deve haver colaboração tanto por parte dos membros quanto da equipe. O bom senso é necessário, assim como a paciência e a relevância.Temos um sistema de advertência vigente que se baseia em:
- Alerta Verbal, onde apenas é gravado no histórico de alertas a infração;
- Suspensão, a conta do membro ficará impossibilitada de entrar por tempo indeterminado;
- Aprovação, quando um tópico ou resposta só aparecerá a todos quando um Moderador aprová-lo;
- Proibição de Responder, onde é removida a liberdade de criar tópicos ou responder tópicos por tempo indeterminado;
- Banimento, que terá duração indefinida, dependendo da infração;
- Remoção de Conteúdos, quando sua assinatura, avatar, tópico podem ser removidos.

Art. 18.º O sistema de alertas é dividido em percentagem:
I - Notificações, ou alertas verbais, não são considerados alertas propriamente dito, mas podem ser definitivos para o desbanimento, banimento ou suspensão de uma conta.
II - O alerta será removido de 20% em 20% numa frequência de 2 meses do último alerta. Tenha em mente que moderar não é uma ciência exata, portanto temos moderadores competentes na equipe para avaliar caso à caso e decidir qual a melhor forma de orientar o usuário e se necessário, puní-lo.

Observação: Saiba que seu IP é sempre catalogado em nosso Sistema, históricos de visitas juntamente com a data e a informação do IP que acessou, caso o seu seja fixo ou randômico.
Usuários que recebem alertas e infligem as regras descritas terão sempre Nomes, IP e outras informações demais arquivadas em nosso database.

Seja coerente no fórum, tenha uma boa conduta e evite desavenças, podemos facilmente lhe localizar no jogo mesmo que use informações diferentes aqui no Fórum, então, respeite sempre as normas.


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